new york

156-677-124-442-2887

184 Main Street Victoria 8007

The Barons Residence

Em quarentena? Dicas para estudares na residência sem perderes o foco

Com a renovação do Estado de Emergência até dia 14 de fevereiro, os estudantes questionam-se sobre quanto mais tempo serão obrigados a ficar fechados em casa. As decisões de passar os exames e outras avaliações inteiramente para o regime online não foram propriamente consensuais entre as várias instituições de Ensino Superior portuguesas e, contudo, o segundo semestre está a começar e chegará até aos seus frequentadores via uma conexão Wi-Fi.

Quer sejas novo nisto ou já tragas bagagem do confinamento fatídico do início de 2020, certamente já percebeste que estudar em quarentena pode ser uma perdição, onde as distrações estão não ao virar da esquina, mas em toda a parte, desde as partículas invisíveis que detetas no ar à tua volta até ao ressonar do teu colega no quarto ao lado. Até numa residência de estudantes pautada pela tranquilidade, os atentados à perda de foco escondem-se em cada canto e, por essa razão, apresentamos-te as nossas dicas para que não deixes a tua concentração dissipar, tirando o maior proveito do teu estudo durante a quarentena:

  1. Começa pelo espaço em teu redorNa The Barons Residence, cada quarto reúne as condições necessárias para que a tua experiência de estudo esteja no ecossistema certo. Tens a tua secretária, para livros, notas e o teu computador portátil; a ligação Wi-Fi é extrarrápida e a luz natural é a cereja no topo do bolo. O resto depende de ti: deverás assegurar que manténs tudo muito bem organizado e garantimos-te que assim será mais fácil não te perderes na confusão.
  2. “Longe com as outras telas!” – Parecendo que não, esta dica exige de ti uma força mental poderosa. É difícil não querer pegar no telemóvel com ele mesmo ali ao lado, a piscar e a espezinhar-se, suplicando para que lhe dês atenção. Não dizemos que seja preciso esconderes o telemóvel (e outros gadgets prescindíveis ao teu estudo) num cofre fechado a sete chaves, porém, podes deixá-lo longe ou mesmo desligá-lo por um bocadinho. Verás que os momentos de distração cairão a pique.
  3. Faz as tuas pausas – Com certeza deves ter a perceção, que muitos outros estudantes partilham, de que aqueles 10 minutinhos de pausa entre cadeiras são a tua lufada de ar fresco e renovação de energias para o estudo intensivo que se avizinha. É comum teres dificuldade em manter a concentração por horas a fio. E é também errado. Faz as tuas pausas, sem sentimentos de culpa. Mereces.
  4. Usa a tecnologia a teu favor – Sabias que podes estudar recorrendo a outros recursos além dos slides das aulas disponibilizados pelos professores e da literatura recomendada na página da disciplina? Vai alternando com outras ferramentas, como músicas didáticas, documentários, podcasts, vídeos no Youtube, etc.: as opções são múltiplas e ajudar-te-ão a manter o interesse (e o foco) no teu estudo.
  5. Snacks? Sim, por favor. – Os mais dedicados “queimadores de pestanas” perdem-se no conteúdo que estudam e têm tendência a descurar da sua alimentação. Às vezes a tua concentração pode estar aliada a um pequeno buraco no estômago. Petisca alguma coisa, mantém-te hidratado, aproveita e faz uma pausa para esticar as pernas e respirar fundo numa viagem à sala de refeições e cozinha. Só te pedimos que tenhas cuidado e não recorras a uma viagem ao frigorífico de cinco em cinco minutos enquanto desculpa para evitar os livros!
Post a Comment

You don't have permission to register