new york

156-677-124-442-2887

184 Main Street Victoria 8007

Candidaturas Ano Lectivo 2021/2022

The Barons Residence

Partilhar casa ou residência: os 10 mandamentos

Partilhar casa ou quarto pode nem sempre ser fácil. A verdade é que esta pode ser a melhor ou a pior experiência da tua vida, porque partilhar um espaço, sejam com amigos ou com desconhecidos, pode proporcionar-te as melhores ou as piores vivências. Estabelecer regras desde o início é um ponto fundamental para garantir uma boa convivência entre todos. Por isso, vamos ajudar-te e dizer-te quais os 10 mandamentos da partilha de casa ou residência que devem seguir.

  1. Não deixar loiça por lavar após a sua utilização. Assim que acabas de utilizar a loiça, deves lavá-la. A pessoa que vem a seguir pode precisar da loiça e, com certeza, do espaço limpo.

  2. Não fazer atividades barulhentas enquanto os outros colegas estão em casa. Ouvir música muito alto ou fazer qualquer atividade cujo barulho possa incomodar os outros colegas de casa não é uma opção que vá contribuir para a boa convivência.

  3. Fazer um calendário de tarefas domésticas. Isto pode facilitar a gestão da casa e evitar muitos conflitos. Através deste calendário decidem quem leva o lixo em determinados dias, em que dias cada um fica responsável pelos espaços comuns e ainda sabem com quem devem falar caso uma tarefa não seja feita.

  4. Não utilizar a casa de banho durante longos períodos de tempo. Se estão todos a tentar despachar-se para ir para a faculdade e um dos colegas de casa decide ficar fechado durante um longo período de tempo na casa de banho, aqui está o início de um problema. Tenta manter uma rotina para que todos se possam organizar.

  5. Não convidar pessoas sem antes falar com os colegas de casa. É desagradável chegar a casa e ver desconhecidos a utilizar a nossa sala, o nosso sofá, etc., sem ter sido previamente avisado. Por isso, se quiseres convidar alguém, fala com os teus colegas de casa primeiro.

  6. Não comer a comida que não é tua. É inevitável que partilhar casa implique a partilha de armários, frigorífico, congelador. Mas isso não significa que toda a gente goste de partilhar a comida.

  7. Manter tudo limpo. Basta seguir a regra “Usar, limpar”. Se todos a seguirem muitos problemas podem ser evitados.

  8. Não ocupar a cozinha toda nas horas das refeições. Não deves, por exemplo, ocupar os quatro bicos do fogão na hora das refeições, mais colegas podem precisar de o utilizar.

  9. Conversar sobre problemas que possam surgir num tom cordial. Se algum problema surgir, deves falar diretamente com a pessoa que está na origem do problema de forma cordial e construtiva.

  10. Procurar o equilíbrio e fazer algumas cedências. Pode haver hábitos de alguns colegas com os quais não te identifiques e vice-versa. Contudo, desde que esses hábitos não sejam prejudiciais para os restantes, pode ser benéfico encontrar um equilíbrio e fazer algumas cedências para que todos se possam sentir bem.


    Seguindo estes 10 mandamentos, estarás preparado(a) para partilhar casa ou residência!

You don't have permission to register