new york

156-677-124-442-2887

184 Main Street Victoria 8007

Candidaturas Ano Lectivo 2021/2022

The Barons Residence

Bolsas de estudo: tudo o que precisas de saber

A decisão de prosseguir estudos a nível superior acarreta um conjunto de custos que podem ser elevados. Com o objetivo de que nenhuma oportunidade seja perdida, existem vários programas de bolsas de estudo aos quais os estudantes se podem candidatar para serem financeiramente apoiados.

Do conjunto diverso de bolsas às quais te podes candidatar, fazemos-te um pequeno resumo das principais:

1. Bolsas de Estudo atribuídas pelo Estado

Podem candidatar-se às bolsas de estudo atribuídas pelo Estado todos os estudantes do ensino superior público ou privado, inscritos num mínimo de 30 ECTS, quer sejam cidadãos nacionais ou estrangeiros, com residência permanente em Portugal. O regulamento prevê outro tipo de possíveis candidatos, nomeadamente para pessoas consideradas apátridas e refugiados políticos.

Existem depois outros fatores a ter em conta no processo de decisão final, no que concerne à atribuição da bolsa. Destacam-se variáveis relativas à situação financeira do estudante, pelo que será necessário a submissão de vários comprovativos relacionados com o património e rendimento do estudante e do seu agregado familiar.

Quanto ao ciclo de estudos no qual o estudante está a requerer bolsa, é de salientar que o mesmo não poderá pedir bolsa para um ciclo de estudos que já tenha concluído. Por exemplo, se o estudante já tem uma licenciatura terminada, na qual gozou de bolsa de estudos, não poderá voltar a ter bolsa para uma segunda formação no primeiro ciclo de estudos superiores.

2. Bolsa “Filhos da Terra” da U-World

Se estás a terminar agora o 12º ano e tens como objetivo prosseguir estudos no ensino superior, numa instituição pública do Porto, no próximo ano letivo de 2021/2022, a U-World tem a solução perfeita para ti. O programa “Filhos da Terra” está a selecionar estudantes de mérito para a atribuição de uma bolsa que inclui um apoio com propinas, com alojamento The Barons Residence e com um serviço de tutoria personalizado, ao longo de um ano. Caso cumpras os critérios definidos no regulamente, esta bolsa pode renovar-se até três anos.

Se quiseres saber mais sobre os critérios de seleção e o regulamento do concurso nacional às Bolsas Filhos da Terra clica no seguinte link.

As pré-candidaturas estão abertas até dia 30 de julho através do site do Grupo U-World.

3. Outros tipos de Bolsas

As opções não se esgotam aqui. Existe uma grande diversidade de bolsas de estudo às quais os futuros estudantes do ensino universitário se podem candidatar. Destacam-se:

  • as Bolsas de Mérito atribuídas pelas instituições de ensino a estudantes que alcancem resultados académicos elevados;
  • as Bolsas de Mobilidade, às quais se podem candidatar estudantes cuja situação económica se enquadre nos requisitos deste programa e que tenham ingressado em universidades do interior, onde a densidade populacional é menor.
  • as Bolsas de Mobilidade Internacional, geralmente atribuídas a alunos participantes em programas como o Erasmus+, cujos protocolos deverão ser consultados maioritariamente no gabinete de mobilidade da instituição de ensino de onde parte o estudante;
  • as Bolsas Atribuídas pelas Autarquias, cujos requisitos de adesão variam consoante as regras estabelecidas pelo município;
  • as Bolsas de Estudo para Estudantes com Incapacidades, que visam promover a igualdade e a inclusão no acesso ao ensino superior.

Não deixes escapar nenhuma oportunidade e verifica qual das opções se adequa mais aos teus objetivos!

You don't have permission to register