new york

156-677-124-442-2887

184 Main Street Victoria 8007

Student Housing
New Semester 2021/2022

The Barons Residence

Fazer o bem, faz bem: Oportunidades de voluntariado nas férias

Nem só de momentos de descanso e diversão são feitas as férias. Este período mais calmo e com menos afazeres também é uma oportunidade para a aprendizagem e para a proatividade. O voluntariado é uma das maneiras mais solidárias e altruístas de usar esse mesmo tempo livre, em prol das comunidades mais vulneráveis. Sugerimos algumas oportunidades disponíveis para voluntariado nas férias, na cidade do Porto:

1. Projeto Nacional “Educação pelos Pares”

Este projeto visa promover a educação para a saúde e para uma vivência saudável da sexualidade. Deverá ser desenvolvido por voluntários, que deverão ser estudantes universitários ou recém-diplomados.

Neste sentido, o voluntário terá de organizar sessões (entre 6 e 12) relativas a diversas temáticas desde igualdade de género e violência no namoro, a adições e autoestima, sempre adaptado ao contexto e ao público a quem se destina a sessão.

Estas sessões de aprendizagem serão elaboradas em diversos contextos de intervenção, como escolas, centros educativos, lares de infância e juventude e estabelecimentos prisionais. Todas as atividades desenvolvidas, desde a sua conceção ao acompanhamento ao local, serão orientadas por um professor do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”.

Saiba mais sobre esta oportunidade de voluntariado nas férias aqui.

2. Doações de Sangue

Com a atual situação pandémica, os bancos de sangue viveram momentos de fragilidade, com as reservas a descerem a mínimos e as necessidades dos utentes a manterem-se igualmente elevadas.

Ser doador de sangue é uma forma de voluntariado simples e acessível ao longo de todo o ano, em vários pontos da cidade, e é uma oportunidade de poder salvar vidas, para as quais esta reserva de sangue é essencial.

Para ser dador é necessário corresponder a determinados critérios e poderá doar em espaços como o Centro Hospitalar Universitário de São João ou no IPO Porto.

3. Projeto “Pausas Breves”

O Projeto “Pausas Breves” tem como objetivo auxiliar cuidadores informais durante duas horas. Neste período de tempo, uma equipa de voluntários faz companhia e presta um serviço de vigilância à pessoa que é cuidada, enquanto o cuidador pode ficar com esse tempo livre.

Para além do acompanhamento e da vigilância prestada, os voluntários deverão desenvolver atividades lúdicas, com jogos e momentos de convivência, que estimulem o lado cognitivo da pessoa cuidada e, pontualmente, fazer o acompanhamento em passeios exteriores.

Todos os voluntários são devidamente acompanhados em todo o processo, desde a inscrição até ao desenvolvimento das atividades no terreno, por uma Técnica de Apoio ao Cuidador, responsável pelo Voluntariado.

Saiba mais sobre esta oportunidade aqui.

Na The Barons Residence, todos os residentes poderão ainda participar em diferentes ações desde eventos culturais e desportivos a ações de responsabilidade social, onde poderão pratica o bem durante todo o ano.

You don't have permission to register