new york

156-677-124-442-2887

184 Main Street Victoria 8007

Student Housing
New Semester 2021/2022

The Barons Residence

Procrastinação nos estudos: como combater?

Quantas vezes já disseste que ias estudar, mas depois acabas por adiar durante horas, até que o dia acaba? Quantas vezes já disseste que ias fazer uma pausa de 5 minutos que depois se transforma numa pausa de uma hora? Todos nós já nos deixámos levar pela preguiça e adiámos o estudo sem razão aparente. Por sabermos que isso acontece com alguma frequência, vamos deixar algumas dicas para combater a procrastinação nos estudos. 

  • Organizar as tarefas. A desorganização não é recomendável na hora do estudo, porque vai atrapalhar ainda mais a concentração.  Organizar uma lista com tudo o que precisa de ser feito e com prazos para a realização dessas tarefas pode ser uma boa ajuda.
  • Começar pelas tarefas mais simples. Muitas vezes há a tendência de começar pelas tarefas mais complicadas. Contudo, isso pode fazer com que fiquemos rapidamente desmotivados se a tarefa não estiver a correr bem. Por outro lado, se riscarmos as primeiras tarefas da lista, isso vai fazer com que nos sintamos mais estimulados a continuar.
  • Programar as horas de estudo e as horas das pausas. É muito importante organizar as tarefas e as horas de estudo, mas também é muito importante programar as pausas. Para evitar perder a concentração ou estudar apenas algum tempo e depois voltar à habitual procrastinação, é importante fazer tempos de estudo e de pausa regulares. Para isso, a “Pomodoro Technique” pode ser uma boa aliada. Consiste na utilização de um cronómetro que divide o trabalho em períodos de 25 minutos seguidos de 5 minutos de pausa.
  • Mudar de local de estudo. Talvez o ambiente em que estudas também esteja a contribuir para a procrastinação. Há quem goste de estudar em casa ou quem prefira locais públicas, mas pode ser um bom truque mudar o ambiente em que se estuda. Ir estudar para uma biblioteca, para casa de um amigo, ir para um dos teus cafés favoritos ou apenas mudar de divisão pode contribuir para combater a procrastinação.
  • Utilizar aplicações de estudo. Já há várias aplicações que foram criadas para ajudar a resolver este problema, porque não usá-las? A Forest- Stay focused, Be present, por exemplo, é uma aplicação que, além de te ajudar a manter focado nos estudos, também ajuda o planeta. Quando pretendes iniciar o estudo e entras na aplicação uma árvore virtual é plantada, as redes sociais e outras aplicações que possam ser distrações são bloqueadas e a tua árvore vai crescendo. Se quiseres interromper esse crescimento, és obrigado a matar a árvore virtual. Mas se conseguires que a tua árvore cresça como previsto e com isso ganhares dinheiro virtual, uma árvore será plantada na realidade.

You don't have permission to register