new york

156-677-124-442-2887

184 Main Street Victoria 8007

Student Housing
New Semester 2021/2022

The Barons Residence

Vida de universitário: como conciliar o lazer e os estudos?

A vida universitária pode ser muito agitada: o conhecer novas pessoas, adaptação a uma nova rotina, etc… Mas é preciso ter foco e concentração nos estudos para manter uma rotina de aprendizagem eficaz e uma boa formação profissional. Por isso, a organização é a “chave” para conseguires conciliar o lazer e os estudos.

Primeiro, é preciso entender que a formação académica exige, principalmente, compromisso e responsabilidade dos estudantes, já que a meta é adquirir conhecimento formal e profissionalizar-se para o mercado de trabalho. Por isso, a expetativa dos estudantes na faculdade deve priorizar os momentos dedicados aos estudos dentro e fora da sala de aula, ainda que a vida universitária seja preenchida, também, por períodos de diversão e lazer.

Quais são as dicas essenciais para conciliar o lazer e os estudos na vida universitária?

1. Sê organizado

Deves investir num planeamento de horários adequado, destacando a quantidade de horas que precisas dedicar a cada disciplina para melhorar o rendimento académico. Como resultado dessa prática, deves conseguir aproveitar melhor a faculdade, sem deixar de participar em nada.

2. Cria uma rede de relacionamentos

A vida universitária implica um senso grande de coletividade, com a criação de uma rede sólida de relacionamentos, na qual o estudante se pode apoiar quando estiver com algum problema, como dificuldade para estudar ou falta de oportunidades no mercado de trabalho.

3. Procura um estágio

Conciliar estudos com trabalho, estágio remunerado ou voluntário, por exemplo, é um ótimo investimento para aproveitar a vida académica, melhorando a responsabilidade pessoal com as demandas e conquistando mais liberdade financeira, no caso de funções assalariadas.

4. Participa em atividades complementares

As atividades complementares são aquelas que não estão no plano curricular obrigatório do curso, mas complementam a aprendizagem. Desta forma, apostar nesse tipo de ocupação é ótimo para quem quer ser um bom aluno na faculdade, elevando a experiência da vida universitária.

5. Reserva momentos para lazer

Não há dúvidas: a vida universitária não gira apenas em torno dos estudos e, com um bom cronograma, consegues separar algum tempo para te dedicares a atividades de lazer.

Com estas dicas que te damos, mais facilmente vais conseguir conciliar o lazer e os estudos e aproveitar ao máximo a tua vida académica!

You don't have permission to register