new york

156-677-124-442-2887

184 Main Street Victoria 8007

Candidaturas Ano Lectivo 2021/2022

The Barons Residence

6 erros que todos os caloiros cometem e como evitá-los.

Iniciar uma nova fase é sinónimo de percorrer caminhos totalmente desconhecidos, onde quase tudo é estranho e diferente, face a hábitos do passado. Entrar na faculdade e ser caloiro não é diferente. Mas que erros se devem evitar ao longo do percurso? Existem algumas dicas que o estudante nunca deve esquecer:

1. Não ter em atenção a necessidade de organização

Organização é a palavra-chave em tudo, a partir deste momento: no modo como o tempo é aproveitado, nos trabalhos da faculdade, no estudo para os exames, nas tarefas domésticas, especialmente para quem se encontra a viver “sozinho” pela primeira vez, entre outros. Apenas através desta distribuição equilibrada do tempo, o sucesso é possível.

2. Não controlar as expetativas

Ingressar no mundo universitário é uma etapa bastante sonhada pelos futuros caloiros. Assim, existe uma expetativa bastante elevada daquilo que será viver o primeiro ano, o que pode levar a alguns dissabores. O facto de nem tudo encaixar naquilo que havia sido idealizado não é necessariamente negativo. O importante é manter a mente aberta e reconhecer que cada desafio tem um lado entusiasmante, mas também tem uma vertente árdua.

3. Não sair da zona de conforto

O primeiro ano de faculdade é o momento perfeito para novos desafios. Pensar nas situações que nos tiram da zona de conforto e vivê-las ao máximo é uma oportunidade excelente de crescimento. Portanto o conselho é não perder tempo e frequentar atividades extracurriculares, participar em grupos académicos, viver ao máximo e não deixar que este erro que todos os caloiros cometem seja também um arrependimento teu.

4. Não desfrutar do processo

Alcançar bons resultados é um objetivo a cumprir, mas não deve ser um fator que absorva por completo o dia-a-dia de um estudante. É também necessário desfrutar do processo, isto é, aproveitar cada momento com alegria, seja de estudo ou de lazer. Trocando estas palavras por uma expressão mais curta: Carpe Diem!

5. Ter receio de pedir ajuda

A timidez pode ser um entrave à comunicação interpessoal e, durante esta nova fase, expressar dúvidas e pedir ajuda pode ser essencial. Não ter receio de tomar a iniciativa de falar com alunos mais velhos, que já passaram pelos mesmos medos, ou pedir ajuda a outros caloiros, que estão igualmente a aprender a enfrentar o primeiro ano universitário, vai tornar esta aventura muito mais fácil e gratificante.

6. Esquecer bons hábitos

No meio de aulas, estudos, trabalhos, atividades académicas e saídas com os amigos é muito fácil perder rotinas fundamentais para a saúde, como uma alimentação equilibrada e exercício físico regular. O ideal será o estudante desenhar um planeamento realista destes dois fatores e ter uma postura de atenção constante, para que a sua saúde não saia prejudicada no meio de dias tão preenchidos.

Vais ingressar no Ensino Superior e ainda não tens alojamento? Não deixes que ficar sem alojamento seja o 7º erro da lista. Conhece as nossas opções aqui.

You don't have permission to register