new york

156-677-124-442-2887

184 Main Street Victoria 8007

Alojamento Universitário
Novo Semestre 2021/2022

The Barons Residence

Guia para a vida universitária no Porto

Se estás a chegar ao Porto para começar uma nova etapa académica, há dicas que não podes perder para viveres ao máximo a vida universitária no Porto.

O que se pode esperar quando se estuda numa das mais belas cidades da Europa? Uma experiência inesquecível! As atrações turísticas, as oportunidades de estudo e, obviamente, as compras; a combinação três elementos fazem do Porto a cidade de escolha para muitos estudantes, além das boas universidades, claro!

Clima

Uma das vantagens é o clima, o que faz com que a cidade seja procurada por muitos estudantes estrangeiros, uma vez que permite desenvolver inúmeras atividades ao ar livre durante praticamente todo o ano. Por exemplo, as temperaturas mantêm-se amenas durante o pico do inverno, altura do ano em que as temperaturas descem a valores mínimos, por volta dos 14 graus Celsius. Por isso, as condições climatéricas raramente interferem com qualquer tipo de plano que tenhas em mente, seja ir ao campus, seja uma atividade recreativa. O verão carateriza-se por um sol esplendoroso e por temperaturas que rondam os 25 graus, podendo mesmo atingir os 30 e com praias bem perto para usufruir de uma pausa ao sol, seja na areia ou numa esplanada.

Património Histórico

Por outro lado, o património histórico é rico e a cidade é culturalmente ativa, há espetáculos, concertos, peças de teatro… onde podes passar os teus tempos livres. Isto para não falar de atrações que são de passagem obrigatória, como a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello, o Museu de Serralves, o Museu Soares dos Reis, os Jardins do Palácio de Cristal ou o Jardim Botânico. Imperdível é também subir o arco da Ponte da Arrábida ou ao topo do Palácio de Cristal para usufruir das vistas sobre a cidade e o Douro. Não pode ainda dispensar um passeio a pé pela Ribeira, apanhar um barco para conhecer as seis pontes e usufruir de um copo de vinho do Porto. Afinal, não irá faltar atividades para preencher a vida universitária no Porto.

Vida noturna

A noite portuense também tem muito para oferecer nos bares das Galerias de Paris é possível beber um copo ao ar livre com os amigos, dançar ou até assistir a um concerto. Não é de estranhar que esta é a zona mais procurada da cidade nas noites de fim de semana.

Compras

Quem gosta de compras, não pode perder um passeio pela Rua de Santa Catarina, onde podes encontrar inúmeras lojas de marcas bem conhecidas, claro que também existem vários shoppings aos quais podes recorrer em dias de chuva.

Tradições académicas

No entanto, a semana mais esperada pelos estudantes é em maio, altura em que se realiza a Queima das Fitas, uma tradição da vida universitária no Porto que é mantida ano após ano, no qual o ponto alto é o cortejo dos estudantes de várias faculdades pelas ruas da baixa portuense.

Gostaste deste conteúdo? Outros artigos de blog que podem te interessar:

Vida de universitário: como conciliar o lazer e os estudos?

Os erros que todos os caloiros cometem e como evitá-los.

You don't have permission to register