new york

156-677-124-442-2887

184 Main Street Victoria 8007

Alojamento Universitário
Novo Semestre 2021/2022

The Barons Residence

Músicas para estudar: quais as melhores?

Conheces as melhores músicas para estudar e auxiliar na concentração? Os benefícios da música no que diz respeito a uma melhor gestão das emoções é amplamente reconhecido, nomeadamente ao nível da ansiedade e do stress. A complementar esta grande vantagem, estudos mais recentes têm vindo a comprovar que determinados estilos de música podem efetivamente auxiliar na concentração, na assimilação e memorização de conteúdos.

Porém nem todas as músicas detêm o mesmo tipo de efeitos, que dependerão sempre da preferência pessoal do estudante. Existem alguns estilos musicais que, generalizando, surtem os efeitos desejados no processo de estudo. Eis alguns exemplos:

1. Jazz

Desde os ritmos mais animados, aos mais calmos e soturnos, no jazz encontra-se uma riqueza enorme de opções. Para estudar serão aconselhadas sobretudo músicas instrumentais. Artistas de renome como Anita Baker, Dave Koz, Chris Botti, Al Jarreau e Norah Jones também poderão ser alguns dos selecionados para esta playlist de músicas para estudar.

2. Música Clássica

Classificada como um autêntico ativador cerebral, a música clássica é apontada como a favorita de muitos estudantes na hora de privilegiar a serenidade e a concentração. As escalas presentes na música clássica provocam um estado que, embora de apaziguamento, também é de atividade, ao nível cerebral, o que conduz a mente a um estado perfeito para reter a informação e para maximizar a imaginação. Brahms, Debussy, Mozart, Bach e Beethoven são algumas sugestões para um grande momento de estudo!

3. Sons da Natureza

O som da chuva num dia de Inverno, o chilrear primaveril dos pássaros, ou até mesmo o som das ondas do mar na orla costeira… as opções existentes online são infinitas, em playlists de durações que podem alcançar até as oito horas! Para quem aprecia este reconectar ao mundo natural, ouvir sons da natureza poderá ser a opção mais indicada de músicas para estudar e passar horas imerso nos livros.

4. Bandas Sonoras de filmes

Tornar o estudo mais divertido por vezes pode parecer missão impossível, no entanto não é assim tão difícil! Esta sugestão convida a misturar os instrumentais das bandas sonoras dos filmes favoritos dos estudantes (ou até videojogos) para criar uma atmosfera de estudo mais envolvente e cativante.

As opções são diversas, prontas para servir todo o tipo de gostos, em plataformas com um serviço grátis como o Youtube ou o Spotify. O estudante apenas não se deve esquecer de alguns cuidados básicos para que não perca a concentração, ao utilizar a música no seu ritual de estudo. Esta atenção deverá estar focada no volume e na escolha de músicas para estudar sem letra.

Bons estudos!

Outros artigos que podem ser do teu interesse:

Vida de universitário: como conciliar o lazer e os estudos?

Procrastinação nos estudos: como combater?

You don't have permission to register