new york

156-677-124-442-2887

184 Main Street Victoria 8007

Alojamento Universitário
Novo Semestre 2021/2022

The Barons Residence

O ensino superior compensa? 7 razões para continuar a estudar

A exigência é uma caraterística que marca esta fase da vida académica e pessoal que é o ensino superior. A partir desta demanda podem surgir algumas dificuldades, como ansiedade, dúvidas, desanimo e desmotivação. Em último caso, pode ser colocada em causa a permanência no curso. Mas será que o ensino superior compensa realmente? A verdade é que os motivos para continuar a estudar são múltiplos:

1. Investimento na carreira

Para quem pretende ingressar no mercado de trabalho, tirar um curso a nível superior é uma vantagem. A qualificação é, no mercado de trabalho, um fator de distinção para aceder a bons cargos e salários, na medida em que comprova, parcialmente, que o futuro profissional está preparado para desempenhar as suas funções.

2. Novos horizontes

Frequentar um curso superior raramente é apenas sobre marcar presença nas aulas e fazer exames. Quer seja em contexto sala de aulas, quer seja através de livros lidos, debates frequentados, entre outros, frequentar o ensino superior é sempre um exercício de autoconhecimento e de desafio constante.

3. Aprendizagens inesperadas

O facto de se estudar determinada área não significa que apenas se aprenda sobre esse domínio. Na faculdade, esta premissa é uma realidade. O contacto multicultural com estudantes internacionais (e até nacionais, de várias regiões do país), participações associativas, onde constam alunos de diversas áreas, possibilidade de fazer um intercâmbio ou um voluntariado são parte integrante do pacote de aprendizagens que os alunos podem esperar.

4. Amizades

Do melhor dos anos de estudante e das marcas que mais perduram ao longo da vida são, precisamente, os laços criados com amigos e colegas de estudo. Esta é uma oportunidade única na vida de criar relações com pessoas diferentes, que possivelmente perdurarão a vida toda.

5. Rede de Contactos

Para além das amizades, na faculdade é possível encetar uma rede de contactos, quer seja com profissionais do mercado de trabalho, que possam ser bons guias orientadores, quer seja com docentes, que possam transmitir o seu conhecimento e testemunho.

6. Saúde Mental

O sentimento de realização é profundamente importante para uma boa autoestima e consequentemente, para uma boa saúde mental. Frequentar o ensino superior também permite ao cérebro manter-se ativo, exercitado e mais saudável.

7. Conhecimentos atualizados

O mundo moderno é caraterizado pela sua rapidez e dinamismo. Por isso mesmo, frequentar uma universidade, onde as mais recentes novidades científicas encontram o seu epicentro, é das melhores formas de manter a constante atualização tão valorizada no mercado de trabalho de hoje em dia.

You don't have permission to register