new york

156-677-124-442-2887

184 Main Street Victoria 8007

Candidaturas Ano Lectivo 2021/2022

The Barons Residence

Viver sozinho- 7 lições que vais aprender

Sair de casa e viver sozinho pela primeira vez pode ser uma grande aventura. Porém, na realidade, todas as grandes aventuras acarretam grandes desafios que devem ser superados, para que o sucesso seja alcançado. Para facilitar toda esta experiência, trazemos sete lições a aprender:

1. Gestão Financeira

A organização e a autonomia de qualquer casa estão dependentes, acima de tudo, de uma boa gestão financeira. Para se viver sozinho é, portanto, necessário controlar muito bem os gastos, balanceando o orçamento total disponível com as necessidades de compra. Das maneiras mais eficazes de se sistematizar esta gestão é definir um orçamento semanal ou mensal e calcular os gastos médios com determinados setores imprescindíveis: renda, contas da casa, alimentação, transportes, propinas da faculdade, etc, deixando sempre algum dinheiro de reserva para outras despesas adicionais que possam surgir.

2. Tarefas domésticas

Uma vida confortável passa necessariamente por ter um lar organizado e asseado. Dominar as tarefas domésticas e mantê-las constantemente integradas numa rotina a longo prazo é dos maiores desafios que quem sai de casa dos pais pela primeira vez, para viver sozinho, enfrenta. Quando existem colegas com quem se partilha casa, o ideal será proceder à divisão de tarefas e estabelecer horários para limpezas, de acordo com as disponibilidades de todos.

3. Lista de Contactos

Há contactos que no dia-a-dia convém ter sempre por perto, que podem ser úteis pelos mais variados motivos. Esta lista inclui elementos como o senhorio da casa, até certos serviços como o canalizador ou o eletricista que podem ser necessários a qualquer momento.

4. Cumprimento de prazos

Nesta nova etapa, surge uma nova e grande responsabilidade: o pagamento das contas, sejam elas da eletricidade, da água, da Internet ou a própria renda. Este novo dever exige que haja um sentido de responsabilidade mais forte quando o assunto é cumprir os prazos de pagamento destas despesas.

5. Compras e Alimentação

Para além da já referida questão orçamental ligada a este ponto, é necessário que exista uma organização face às compras que necessitam de ser feitas e um planeamento que sistematize refeições. Quando este objetivo é cumprido, é mais fácil manter uma alimentação saudável, económica e equilibrada.

6. Outras Responsabilidades

Podem parecer pequenos detalhes do dia-a-dia, no entanto certas responsabilidades podem tornar-se em grandes problemas quando não cumpridas com rigor. Alguns exemplos destes casos são a necessidade de desligar certos eletrodomésticos ou utensílios, apagar a luz, manter as janelas fechadas ou a porta trancada.

7. Capacidade de Resposta a Imprevistos

Quando se inicia esta fase de viver sozinho o mindset deve estar direcionado para o facto de que imprevistos podem acontecer, desde uma inundação na casa, a um jantar queimado, a eletrodomésticos que deixam de funcionar, entre muitos outros. O importante é pensar que são tudo episódios normais e que podem acontecer, daí ser necessário desenvolver a capacidade de resposta perante as mais variadas situações.

You don't have permission to register