new york

156-677-124-442-2887

184 Main Street Victoria 8007

Estadia de curta duração?

The Barons Residence

Viver sozinho: dicas de sobrevivência

São muitos os jovens estudantes que, ao ingressar no ensino superior, vão morar sozinhos pela primeira vez. Apesar de isso, muitas vezes, representar maior autonomia e maior liberdade, esta pode não ser uma mudança fácil para quem sempre esteve habituado a estar acompanhado. Por isso mesmo, e para que esta mudança não represente um obstáculo, deixamos algumas dicas de sobrevivência para quem vive ou vai viver sozinho.

1. Aprender a fazer tarefas domésticas.

Quando moramos sozinhos não devemos depender de ninguém para as tarefas do dia a dia. Por isso, é importante saber que viver sozinho não traz só liberdade, mas também responsabilidade. Tarefas como limpar a casa, lavar a roupa, cozinhar vão permitir-te manter tudo em ordem e poupar algum dinheiro.

2. Planear gastos e organizar contas.

Viver sozinho também implica um maior controlo financeiro, porque te dá a noção de todas as despesas que ter uma casa implica. Neste sentido, é importante saber qual o orçamento disponível, qual o valor dos custos mensais como água, gás, luz, internet, comida e assim perceber se vais precisar de cortar alguns gastos. Para te auxiliar nesta tarefa, ter um planeamento/grelha mensal pode ser uma boa ajuda.

3. Ser organizado.

A verdade é que, antes de morar sozinho, provavelmente, a organização e arrumação não eram algo que te desse preocupações porque, mais cedo ou mais tarde, as coisas estariam no devido lugar. Quando moras sozinho, ninguém se vai responsabilizar pela desarrumação e desorganização que tu criares. Por isso, tenta ser organizado, manter as coisas no lugar, manter uma rotina de limpeza, manter a casa em ordem. Isto pode não parecer importante, mas, mantendo esta rotina, vais poupar muito trabalho e tempo. Se fores evitando e adiando estas tarefas, em vez de as fazeres diariamente, quando deres por ti vais viver no meio do caos e acabar por perder muito mais tempo.

4. Saber estar sozinho.

Esta pode parecer uma dica sem importância, mas é fundamental para quem nunca passou pela experiência de viver sozinho. A verdade é que depois de muitos anos a viver acompanhado, começar uma vida nova, numa nova cidade e com uma casa vazia, pode levar a um sentimento de solidão inexplicável. Tens de aprender a ser a tua melhor companhia. É muito importante criar a tua rede de amigos, interagir e ter contacto social o mais possível, mas não deixes que o teu bem-estar dependa disso.

Esperamos que estas dicas te ajudem a enfrentar este novo desafio e não te esqueças que viver sozinho não traz só independência, mas também acarreta compromissos.

You don't have permission to register